Ouro no Copo – Viagens na Terra do Prosecco

Sabe que o Veneto é uma das regiões mais visitadas da Itália, graças ao seu imenso patrimônio histórico, artístico e arquitectónico e paisagem natural?
Em Veneto, há algo para todos: belas cidades de arte para se perder em uma viagem no tempo, longos trechos de praias perfeitas para escapadelas de fim de semana, resorts de montanha para desportos de Inverno e trilhas para caminhadas e aldeias montanhosas amados por visitantes de todas as idades.

Apenas nas colinas de Veneto, onde o clima úmido do vale do Pó torna-se seca devido à pequena diferença de altitude, e o ar é mais frio, encontramos as condições perfeitas para milhas e milhas de próspera vinhas e colheitas de vinho.
Os vinhedos locais produzem inúmeras variações de vermelho e branco, mas o mais conhecido é sem dúvida o vinho Prosecco, o rótulo mais vendido no mundo, que – em 2014 – superou até mesmo o famoso Champagne.

Curiosidade:

Livia, esposa do imperador romano Augusto, gostava de beber o Puxinum “Pucino” o que foi chamado o vinho prosecco, nos tempos antigos, como um elixir da juventude.

O primeiro poema em que o nome Prosecco aparece é o “Roccolo ditirambo” remonta a 1754.

Terre-del-Prosecco-1
Terre del Prosecco – Il Montello

 

Terre-del-Prosecco-2
Terre del Prosecco – filari

Podemos datar o Prosecco volta ao início do século XVI, quando a cidade de Trieste estava tentando destacar o Vinho Ribolla, a principal produção de vinho da cidade, distinguindo-a da sua versão mais barata que veio da área vizinha de Gorizia e Istria. Originalmente era chamado Pucino, porque veio do “castellum nobile vino Pucinum”, também conhecido como o Castelo de Prosecco, encontrada no condado Trieste.
Hoje a área onde o melhor Prosecco é cultivado não está mais em Friuli Venezia Giulia é, mas em Veneto: Valdobbiadene, Conegliano com, a área de Montello e as colinas Asolo, na província de Treviso. Aqui os melhores cultivos e vinhas são caracterizados pela etiqueta DOCG “Denominazione di Origine Controllata e Garantita” (Denominação de Origem Controlada e Garantida)

Terre-del-Prosecco-3
Terre del Prosecco – I domini degli Ezzelini

Mas, entre as colinas de Veneto muitas outras aldeias construídas em torno de seus castelos medievais são conhecidos por suas uvas antigos. Entre eles, o Soave (VR), 6.600 hectares localizados na parte oriental da província de Verona, foi a primeira área na Itália para ser reconhecido como D.O.C. de volta em 1936, já conhecida pelos antigos romanos para a riqueza das suas terras. Seus vinhos, como o Recioto di Soave, são sempre da primeira fila em Vinitaly, a maior feira mundial de vinho.

Mesmo Marostica, localizado na província de Vicenza, é outra visita obrigatória da cidade graças ao seu exclusivo duplo castelo. A primeira fortificação dos húngaros remonta ao século X, mas o castelo teve muitos governantes: a poderosa família de Ezzelini entre os séculos XI e XIII, a cidade de Vicenza, e desde o século XIV, os Senhores Scaligeri de Verona, que deu o castelo a “forma” corrente através da combinação do castelo alto e baixo.

Um evento imperdível em Marostica é a reencenação do jogo de xadrez humano, que ocorre a cada dois anos, na praça principal. Aqui todos os detalhes da edição 2016!

Terre del Prosecco - Marostica Chess Game
La Piazza degli Scacchi – marosticascacchi.it

Gostaria de ver onde prosecco nasce e experiência em primeira mão o ritual da colheita que leva as uvas da terra para os barris criando este vinho surpreendente? Ou talvez, prová-lo através de uma viagem multi-sensorial e descobrir os prazeres artísticos e gastronômicos do território do qual se origina? ItalyWelcome irá levá-lo lá!

Atividades em Evidência – O que pode lhe interessar!

Visite as colinas de Treviso
De 139,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Excursão para cidades medievais em Colina do Veneto & Degust...

vinho e aperitivos
De 50,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Sabores Venezianos um passeio através as típica Osteria (Bar...

Fantasmas de Veneza
De 72,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Tour Combinado: Saboreas Venecianas + Fantasmas y Leyendas

Degustação de vinhos com aperitivos
De 90,00 EUR
Por pessoa
Saiber mais

Tour de vinho a partir de Veneza na estrada do Doges

 



Perguntas?

Entre em contato conosco!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem